O Futebol e o Varejo


Ao ver o título desse nosso texto algumas pessoas podem perguntar: O que tem uma coisa a ver com a outra? E aí nós respondemos: Tem tudo a ver e vamos explicar nas linhas abaixo. Para nós brasileiros a Copa do Mundo acabou no dia 06 próximo passado, com a derrota para Bélgica. E aí já vem a pergunta: E a próxima quando irá começar? Para alguns países ela já começou e poderíamos citar os exemplos da Holanda, que não participou esse ano da copa, mas já contratou um treinador visando a próxima (o ex-jogador Ronald Koeman), a Espanha que já anunciou o novo treinador (Luis Enrique, ex-técnico do Barcelona), a Alemanha que já confirmou a manutenção do seu atual treinador para próxima copa, a Itália que também não participou e já anunciou Roberto Mancini, com contrato até 2022. Como podemos observar esses países já estão pensando nas suas participações em competições importantes que ocorrerão daqui a dois e quatro anos, nos passando mensagens sobre como se planejarem com a devida antecedência.

Assim como o futebol, o varejo é apaixonante, dinâmico e imprevisível, exigindo dos seus praticantes uma grande capacidade de planejamento, além de qualificação e competências cognitivas e emocionais. O futebol hoje é um grande negócio que envolve bilhões de reais, dele podemos tirar muitas lições importantes para o nosso varejo, deixando de lado, logicamente, o modelo de gestão praticado no nosso país. Muitas coisas acontecem antes de uma partida de futebol, assim como acontecem antes da abertura diária de uma loja, da abertura de uma nova loja e também do lançamento de uma campanha e/ou evento. Nos dois segmentos o sucesso depende fundamentalmente do planejamento feito, dos objetivos traçados e da execução das estratégias e processos estabelecidos.

Assim como no futebol não podemos subestimar os adversários, no varejo não podemos subestimar um bom planejamento. Se no começo de uma partida tudo precisa estar bem definido e todos conscientes de suas posições e responsabilidades, inclusive preparados para os imprevistos, na abertura de uma loja não é diferente e todos, sem exceção, precisam ter a mesma consciência e está preparado para promover um grande espetáculo. Nas duas situações, o nível de comprometimento, a qualificação e a motivação são fatores preponderantes para se alcançar grandes conquistas, principalmente nos momentos mais difíceis como uma copa do mundo e o que nosso país atravessa, daí a necessidade das lideranças, (treinadores, gestores e a alta direção), entenderem a real importância de se planejarem adequadamente e prepararem suas equipes para enfrentarem os adversários do dia a dia com qualidade, tornando-se realmente verdadeiros campeões.


#copa #copadomundo #worldcup #russia2018 #brasil #seleção #varejo #varejonordeste

1 comentário

CONTATO

Comercial - 81 3075.2903

Assessoria de Comunicação - 81 3075.2903

varejonordeste@outlook.com

Recife-PE

PARCEIROS

1/1
Aipim Studio Digital - Desenvolvimento de Sites Institucionais e E-commerce

Varejo Nordeste 2013 - 2020 - Todos os Direitos Reservados

Facebook do Varejo Nordeste
Twitter do Varejo Nordeste
Twitter | Varejo Nordeste