O papel das lideranças no enfrentamento da crise



Falar sobre crise não é nada interessante, principalmente quando esse tema é constantemente abordado e nos afeta diretamente. Mas diante da situação das empresas neste período triste da história do nosso país, entendemos que é fundamental ressaltar alguns pontos que consideramos importante com relação ao perfil que o líder deve seguir em momento como o que estamos vivenciando. A turbulência não é um privilégio só nosso, uma vez que o mercado mundial passa por um período também turbulento, e é justamente nessa hora que mais precisamos refletir sobre o papel dos líderes das organizações e instituições, que devem manter o equilíbrio e, principalmente, transmitir segurança para suas equipes. O período tem exigido lideranças e profissionais diferenciados, com muita habilidade de comunicação, elevado senso ético, alta capacidade de execução, visão de curto, médio e longo-prazo e que consigam entregar os melhores resultados com muito menos recursos.


Esta nova realidade vivenciada demonstra que as organizações devem estar orientadas para o controle rigoroso dos custos, para produtividade de suas equipes e para o nível de satisfação e comprometimento dos seus colaboradores. Os líderes das organizações devem difundir, de forma mais intensa do que o normal, a missão e a cultura da empresa no dia-a-dia da, seus valores éticos, pois estamos atravessando também um período de descrença e de falta de reflexão sobre os verdadeiros valores da sociedade, que afetam o rendimento das pessoas e consequentemente das empresas. Portanto, cabe às lideranças manter estas chamas acessas, não se deixando contaminar pelas crises éticas e morais que o país atravessa, porque só assim conseguirão ter suas equipes motivadas e verdadeiramente comprometidas com a sobrevivência dos seus negócios.


Sabemos quão difícil serão os próximos anos do nosso país devidos às incertezas políticas que vivemos, mas com lideranças preparadas nas empresas privadas, nas instituições e órgãos de classes, talvez consigamos amenizar os efeitos das atrocidades praticadas pelo poder público nas suas três esferas, que quase nenhuma preocupação demonstra com o bem estar o Brasil e do seu sofrido e brioso povo.


Editorial Varejo Nordeste


#varejo #varejonordeste #liderança #crise #Brasil

CONTATO

Comercial - 81 3075.2903

Assessoria de Comunicação - 81 3075.2903

varejonordeste@outlook.com

Recife-PE

PARCEIROS

1/1
Aipim Studio Digital - Desenvolvimento de Sites Institucionais e E-commerce

Varejo Nordeste 2013 - 2020 - Todos os Direitos Reservados

Facebook do Varejo Nordeste
Twitter do Varejo Nordeste
Twitter | Varejo Nordeste