RH: Capacitação Técnica x Habilidade Interpessoal

Atualizado: 28 de Ago de 2018



Durante décadas, o processo seletivo nas organizações foi baseado na formação acadêmica e capacitação técnica. Atualmente o diferencial competitivo das pessoas está na habilidade em lidar com os outros no âmbito pessoal, profissional e social.


Podemos afirmar que atualmente “se contrata pelo currículo e se demite pelo comportamento”. Ou seja, dificilmente alcançaremos os resultados definidos no plano estratégico da organização com pessoas muito qualificadas tecnicamente, mas que não sabem lidar com as pessoas.


Por isso é necessário desenvolvermos a inteligência emocional para enfrentarmos as “batalhas organizacionais” do nosso cotidiano, com equilíbrio, buscando identificar os talentos de cada um, usando-os na potencialização dos resultados.


Precisamos ter sensibilidade para entender o momento de cada pessoa com quem convivemos (membros de nossa equipe, pares e superiores) para evitarmos conflitos desnecessários na dinâmica da vida.


Faz-se necessário desenvolver a empatia para saber colocar-se no lugar do outro e buscar entender as situações com as quais nos deparamos: porque o projeto não foi concluído no prazo acordado, porque a produção caiu, porque o ritmo do trabalho está lento, etc.


De nada adianta saber todas as teorias, compreender todos os processos se não sabemos lidar com a peça mais importante de toda a engrenagem produtiva “ as pessoas”.


Reforçando, as empresas demitem muito mais por comportamento inadequado do que por falta de conhecimento técnico. Por isso, precisamos agir sempre com boas maneiras e principalmente com ética, para sermos referenciais de credibilidade e não apenas uma pessoa a mais, que não agrega valor à instituição e atrapalha a fluidez das ações.


Algumas recomendações simples podem ser implementadas, visando a harmonia interpessoal:

- Tratar bem todos os públicos envolvidos em seu trabalho.

- Demostrar interesse pelo autodesenvolvimento e o desenvolvimento dos outros. - Preservar o nome da empresa, agindo de forma irrepreensível, dentro e fora da organização.

- Agir de forma colaborativa na solução de qualquer problema nas diversas áreas da organização, tornando-o responsabilidade de todos. - Contribuir para consolidação de um clima organizacional saudável, seguindo as políticas, normas e procedimentos internos. - Agir com segurança tendo como fonte para a decisão os fatos e não suposições inconsistentes. - Desenvolver a escuta ativa para uma análise crítica das situações evitando favoritismos.


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